Abordagem aos Clientes e ao mercado em geral – Mensagem de Patrícia Teles

Criar uma mensagem coesa e otimista em tempos difíceis é crucial para inspirar confiança e esperança. A nossa mensagem para o mercado, porque reflete fielmente a nossa convicção, é a seguinte:
ESTAMOS MUITO CONSCIENTES DA REALIDADE ECONÓMICA, MAS ACIMA DE TUDO ESTAMOS MUITO OTIMISTAS, E CONCENTRADOS NA NOSSA PRIORIDADE MUITO BEM DEFINIDA – CLIENTES – SATISFAÇÃO E MANUTENÇÃO DOS ATUAIS CLIENTES, E CONQUISTA DE NOVOS CLIENTES
Deixo-vos aqui as linhas mestras para a abordagem a adotar por todos nós:
Reconhecer a Realidade:
– Abertura Honesta (Isso mostra que somos realistas e empáticos):
Estamos muito conscientes das dificuldades e dos desafios enormes que estamos todos a enfrentar e que infelizmente se poderão estender por um longo período…
– Desafios Específicos:
…em virtude de 3 meses de grande instabilidade política e social, que deixou marcas profundas na economia e na sociedade e que demorarão tempo a apagar, que provocaram uma estagnação económica, o afastamento de alguns investidores, encerramento de empresas e graves problemas de tesouraria a uma grande parte das empresas do mercado formal
Não obstante!
Estamos Otimistas e Resilientes:
– Mensagem de Confiança:
Não obstante, estamos muito confiantes na nossa capacidade, e na capacidade dos nossos clientes e parceiros, para superarmos esses desafios, assim como, na capacidade de revitalização do tecido empresarial, que é muito resiliente. As empresas em Moçambique e os empresários já deram provas dessa resiliência.
– O Motivo do nosso Otimismo:
Estamos conscientes das adversidades, mas muito otimistas e o nosso Otimismo justifica-se pelo facto de termos uma Equipa muito experiente, competente, e dedicada, e pelo facto de termos estabelecido como prioridade absoluta o foco no Cliente, e na nossa capacidade de manter boas relações comerciais e atrair novos Clientes, que neste contexto, valorizarão ainda mais os nossos serviços e o que nos diferencia da concorrência. Investimos muito em inovação, no crescimento sustentável, e sem recurso à Banca, e esse trabalho árduo do passado, vai-nos ajudar com toda a certeza, a enfrentar os desafios do presente e a concretizar boas oportunidades.
Transformar Desafios em Oportunidades:
– Exemplos de Iniciativas:
Se num passado recente, em 2024, estivemos empenhados em inovação e no controlo de gestão e investimos muito tempo em projetos e desenvolvimento de ferramentas, este ano, podemos beneficiar desse esforço e usar esse tempo e recursos para o nosso foco único – Clientes (manter os atuais e conquistar novos);
Vamos ainda alargar o nosso portfolio, passando a vender também equipamentos em representação de uma marca forte, e vamos passar a oferecer ao mercado propostas mais flexíveis em termos de Managed Print Services, por exemplo, prestando assistência a equipamentos adquiridos ao invés de alugados
Compromisso com os Clientes e com a Comunidade:
– Apoio Mútuo:
A nossa Equipa de primeira linha vai estar no terreno a trabalhar com os Clientes para identificar necessidades e as respetivas soluções; tanto quanto, vamos estar ainda mais ativos na melhoria da qualidade do serviço, respondendo ainda mais rápido às solicitações, reforçando o plano de manutenções preventivas etc, estamos muito comprometidos e otimistas.
– Programas de Apoio:
Num ano em que a taxa de desemprego poderá aumentar, nós estamos empenhados em reter todos os nossos talentos, e se possível, aumentar o nosso quadro de pessoal, e a implementar algumas medidas internas, de apoio às nossas Pessoas.
Convite à Colaboração:
– Aberto ao Diálogo:
Convidamo-los desde já a que nos contactem, ou que estejam recetivos ao nosso Convite para reunirmos e dialogar sobre como podemos em conjunto enfrentar os desafios, otimizar processos e construir eficiências.
Ação Futura:
– Metas e Planos – (exemplo) Iniciativas de Crescimento:
Em 2024 iniciamos um piloto com os Responsáveis de departamento, e implementamos uma ferramenta de Gestão e Avaliação de Desempenho, uma plataforma de gestão de KPI’s “state of the art” e este ano esperamos abranger todos os Colaboradores até ao final do 1º trimestre, o que nos vai permitir estar ainda mais alinhados em direção à nossa prioridade e às métricas de avaliação do nosso desempenho em relação ao nosso foco principal – Clientes (manter os atuais e conquistar novos Clientes).
Em 2024 desenvolvemos uma loja digital para venda de equipamentos e insumos, e fizemos um investimento muito significativo em stocks, o que nos permitirá avançar com a venda de equipamentos e insumos já no mês de Fevereiro
Estes são apenas alguns exemplos de objetivos que temos e que impulsionam o nosso otimismo e entusiasmo.
Conclusão Positiva:
– Mensagem de Esperança:
O País tem tudo o que precisa para ser um país próspero, com uma economia pujante, e as empresas moçambicanas têm no seu ADN um capital de resiliência inigualável, o que nos permite ter uma enorme esperança e otimismo em relação a um futuro brilhante!
O que poderá fazer a diferença neste momento? Que as empresas que se conhecem sejam ainda mais colaborativas e próximas e que se protejam umas às outras por forma a que em conjunto o ecossistema funcione mais rapidamente. É hora para olharmos para o vizinho do lado, para um Parceiro de longa data e “perguntarmos em que posso ser útil?” nenhuma empresa consegue erguer uma economia inteira sozinha.
Este guião deve ser utilizado (servir de base para os diálogos com Clientes e potenciais Clientes) para garantir que a mensagem seja coesa.
Se concentrarmos os nossos diálogo e interações nestes pontos, estaremos a transmitir uma mensagem forte e coesa que não apenas aborda os desafios atuais, mas também inspira confiança e otimismo para o futuro.
Uma comunicação eficaz com os clientes é crucial para construir relacionamentos fortes e garantir a satisfação do cliente.