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Como tornar o trabalho da sua equipe mais visível

Como tornar o trabalho da sua equipe mais visível

Liderança E Gestão De Pessoas

por Rebecca Knight

Resumo .
Ajudar os membros da sua equipe a ganhar visibilidade não é importante apenas para o crescimento e sucesso deles — é vital para o seu como líder. Isso não só mostra sua capacidade de nutrir e desenvolver potencial, mas também demonstra sua capacidade gerencial.

Não é suficiente que você e sua equipe façam um ótimo trabalho
— você precisa ter certeza de que ele seja visto e apreciado . Mostrar as contribuições da sua equipe não é se gabar; é uma comunicação estratégica que garante que as pessoas recebam o reconhecimento que merecem, levando a melhores recursos, oportunidades e avanços.

 

O que os especialistas dizem
Ajudar os membros da sua equipe a ganhar visibilidade não é importante apenas para o crescimento e sucesso deles — é vital para o seu como líder, diz Sebastien Brion, professor da IESE Business School. De acordo com sua pesquisa, funcionários de alto desempenho são mais motivados e têm melhor desempenho quando seu trabalho é visível para os outros. Estudos adicionais descobriram que os membros da equipe cujas contribuições são reconhecidas tendem a permanecer por perto . “As melhores pessoas não serão leais a você se se sentirem subestimadas”, diz Brion. “Então, se você não lhes der o crédito que merecem ou oportunidades de brilhar, eles encontrarão um chefe que o fará.”

Além disso, quando sua equipe se destaca, isso reflete positivamente em você, de acordo com Susan Barber, coach executiva, apresentadora de podcast e autora de The Visibility Factor. Isso não só mostra sua capacidade de nutrir e desenvolver potencial, mas também demonstra suas habilidades gerenciais. Lembre-se, ela diz, seu objetivo é que “os outros saibam o valor que sua equipe está trazendo e como você está fazendo a diferença na organização”. Veja como fazer isso.

 

Entenda sua equipe.
Uma boa gestão começa com a compreensão genuína dos membros da sua equipe: seus pontos fortes, interesses e ambições individuais . Então, para começar, converse com seus funcionários sobre como eles imaginam seus papéis e contribuições. Descubra o que os motiva, quais habilidades eles querem desenvolver e como eles gostariam que suas carreiras progredissem.

“Você precisa entender como as pessoas se veem e para onde elas querem ir, para que você possa promover o trabalho delas de uma forma que se alinhe com o que elas querem”, diz Brion. Afinal, “não faz sentido destacar a superioridade de análise de dados de um dos membros da sua equipe se eles não se importam em fazer isso no futuro”.

Crie vários canais para visibilidade.
Em seguida, considere as várias vias para mostrar o trabalho da sua equipe. Brion aconselha pensar amplamente: conversas casuais no bebedouro com colegas, avaliações de fim de ano com gerentes de nível superior , relatórios regulares de progresso escritos compartilhados com seu chefe e reconhecimentos públicos durante reuniões departamentais ou eventos de toda a empresa. É importante “criar oportunidades para essas atualizações, especialmente se você estiver tentando levar a comunicação para cima”, diz ele.

Seja atencioso com seu público, acrescenta Barber. Construir relacionamentos com os principais participantes da organização pode impulsionar o perfil da sua equipe. Tome medidas para se conectar com os “influenciadores” no seu local de trabalho e “aqueles que têm o ouvido dos tomadores de decisão”, diz Barber.

Foco no impacto.
Quanto ao que dizer sobre as contribuições de um membro da equipe, Brion sugere responder a três perguntas: Como eles ajudam a organização? Como eles impactam o seu crescimento individual? E como eles beneficiam o seu chefe?
Esse último é importante. “Pense em como o trabalho deles apoia os interesses do líder com quem você está falando – se isso está relacionado às avaliações de desempenho ou à estrutura de bônus”, diz Brion. Seu objetivo, como sempre, é apoiar sua equipe em ajudar o seu chefe a ter sucesso, o que beneficiará você e aqueles que procuram promoções, diz ele.

Siga os romancistas e “mostre, não diga” quando você elogia, acrescenta Barber. Use exemplos em tempo real e seja explícito sobre os problemas que os membros da sua equipe estão resolvendo. “Coloque um rolo de filme na frente dos seus chefes para que eles entendam o que está acontecendo”, diz ela. “E o feedback positivo dos clientes vale 10 vezes mais.”

Compartilhe fatos
Alguns gerentes lutam para elogiar sua equipe a altos escalões por medo de parecer um fanfarrão. Barber observa que as mulheres, em particular, muitas vezes temem ser percebidas como “promotoras desavergonhadas” se elas destacarem suas conquistas e as de sua equipe. Pesquisa mostra que essa hesitação pode inadvertidamente limitar sua visibilidade profissional e avanço na carreira.

A solução? Adotar uma abordagem baseada em fatos para o reconhecimento. “Quando você está compartilhando fatos, não parece tão nojento e você evita soar exagerado”, diz Barber. Brion sugere destacar esforços individuais e contribuições específicas, como “X pessoa fez isso, e Y pessoa fez aquilo.” Tente evitar um foco egocêntrico em “minha equipe”, acrescenta.

…e ser cauteloso com críticas.
A narrativa que envolve os membros da sua equipe pode ser moldada por seus comentários casuais, muitas vezes de maneiras que você não percebe. Esta influência pode ser tanto positiva como negativa. Barber aprendeu esta lição no início de sua carreira quando ela fez uma observação descontraída sobre um membro da equipe que era “lutando um pouco” com uma tarefa. Ela descobriu mais tarde que outros tinham sobre essa percepção até chegar a hora de promover a funcionária, exigindo um esforço significativo da parte dela para mudar de opinião.

A lição: Enquanto você trabalha para tornar as contribuições da sua equipe mais visíveis, seja deliberado sobre o que você diz. “Você pode não perceber o peso das suas palavras,” diz Barber. “Mesmo com comentários aparentemente inofensivos, você tem o poder de elevar ou minar a reputação de alguém.”

Promover a colaboração e criar oportunidades de exposição.
Uma das melhores maneiras de chamar a atenção para o dos membros da sua equipe de trabalho é proporcionar oportunidades para eles colaborarem e interagir com outras equipes e gerentes. “Oferecer oportunidades de trabalho fora da sua pequena esfera de influência dá-lhes mais exposição à organização em geral”, diz Brion. “Isso pode ajudá-los a identificar novas oportunidades e conectar-se com gerentes seniores que poderiam potencialmente ajudá-los mais tarde.”

Barber recomenda ajudar os membros da sua equipe a construir uma reputação de colaboração e competência. “Compartilhe a luz do dia,” diz ela. Incentive-os a assumir a liderança em projetos com outras divisões e representar sua equipe em reuniões em seu nome. “Isso dá credibilidade a eles e mostra que têm o seu apoio.”

Distribuir o crédito estrategicamente.
Embora seja importante distribuir o crédito de forma justa e evitar que jogue com os favoritos da sua equipe, é inevitável que alguns indivíduos sejam mais visíveis do que outros. “Às vezes você fala sobre a equipe como um grupo, mas a maioria está trabalhando em suas próprias coisas”
– e certos membros da equipe naturalmente se destacam mais, diz Barber.

Você tem aqueles que tomam a iniciativa e buscam promoções ativamente. “Estas são as pessoas que você tende a confiar porque eles são mais fortes e interessado em fazer mais”, diz Barber. Depois, há membros estáveis da equipe que podem não estar procurando por uma promoção, mas ainda merecem reconhecimento por suas contribuições.

Em última análise, tudo se resume a conhecer seu povo e suas aspirações de carreira, diz Brion. “Você precisa entender o que eles querem, no que são bons e ter certeza de que eles recebem o reconhecimento que desejam e merecem.”

Princípios a serem lembrados

Fazer:
• Invista tempo em entender as ambições e os pontos fortes de cada membro da equipe – isso o ajudará a aumentar seu nível de forma que corresponda aos seus objetivos.
• Explore várias maneiras de mostrar o trabalho da sua equipe, como conversas casuais, avaliações de desempenho, relatórios de progresso escritos e agradecimentos públicos.
• Proporcionar oportunidades para os membros da sua equipe de ganhar exposição a diferentes equipes e gerentes, o que permite que outros vejam suas capacidades e contribuições.

Não fazer:
• Deixe o medo de se gabar te segurar. Destaque as conquistas da sua equipe usando fatos e exemplos específicos.
• Subestime o impacto de seus comentários casuais sobre os membros da equipe. Mesmo observações aparentemente inofensivas podem moldar as percepções, então seja cuidadoso com o que você diz.
• Stress sobre tornar os seus esforços iguais. Em vez disso, promova os pontos fortes e as realizações dos membros da sua equipa de acordo com as suas aspirações profissionais individuais.

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